Correio Popular Notícia





UBS 2 de Abril oferece Programa de Controle do Tabagismo e Projeto Ativida

Data da notícia: 19/01/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120120d1.jpg[/IMG] (Da Redação) A diretora da UBS (Unidade Básica de Saúde) 2 de Abril, Laila Racci informou que a UBS oferece o Projeto Ativida, o Programa de Controle do Tabagismo e o Programa de Saúde Mental, com o objetivo de beneficiar a comunidade de Ji-Paraná. ?Brevemente a equipe da UBS, em parceria com a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), vai implantar o Projeto Humanização da Assistência que oferecerá oficinas terapêuticas para a população?, informou Laila Racci.
O Programa de Controle do Tabagismo visa à prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças tabaco relacionadas.
De acordo com Laila Racci, a pessoa interessada em participar do programa passa por uma abordagem comportamental e cognitiva. Disse ainda que são realizadas terapias em grupos formados por 15 pessoas uma vez por semana, onde o participante expõe os problemas e os resultados positivos. ?No tratamento a pessoa recebe o medicamento, adesivo, acompanhamento psicológico, que é realizado em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), entre outras coisas. Cerca de 70 pessoas já passaram pelo programa, destas 70% conseguiram parar de fumar?, informou a diretora da UBS.

SAÚDE MENTAL - O Programa de Saúde Mental é voltado para as pessoas com distúrbios neuropsiquiátricos. Laila Racci explicou que alguns pacientes que consultam no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) seguem o acompanhamento na UBS 2 de Abril. O atendimento é realizado na segunda, terça, quarta e quinta-feira. ?O acompanhamento é feito pela equipe da UBS e pelo médico Ivon Araújo Lacerda. A UBS é um ponto de apoio do Caps?, ressaltou.

ATIVIDA - Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população foi implantado na UBS 2 de Abril o projeto Ativida. Segundo Laila Racci, para participar deste projeto a pessoa precisa passar por uma entrevista, exame físico e avaliação, em seguida cada caso é analisado e o participante recebe acompanhamento da equipe, que é formada por uma enfermeira, técnico em enfermagem e médico. ?Um grupo de mais de 30 pessoas dos bairros Jardim dos Migrantes e Jardim Presidencial participam deste projeto, que promove melhorias através da prática de exercícios físicos, controles da glicemia e pressão arterial, medicação e alimentação adequada?, explicou a diretora da UBS, ressaltando que as pessoas interessadas em conhecer os programas e o projeto devem procurar a equipe da UBS, que passará todas as informações necessárias.


Fonte:






Noticia vista 1809 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.